Android & IOS
Neste artigo abortaremos o tema da plataforma Android e iOS com foco de adquirirmos um pouco de conhecimento sobre esses dois sistemas operacionais.

Android
O Android é uma plataforma de software para dispositivos móveis desenvolvida pelo Google em um consórcio chamado Open Handset Alliance, composto por dezenas de empresas que regulamentam e implementa os requisitos necessários para atender a cada versão da plataforma. Isso permite a utilização do sistema operacional Android em diversas marcas de aparelhos, com a mais variada configuração, desde que estejam aderentes aos requisitos de uma versão Android. Seu sistema operacional foi escrito sob um Kernel Linux, possui uma rica interface com o usuário e suporte à funcionalidade de telefonia.

Vantagens do Android
Código aberto O Android é um sistema baseado no código Linux que possui licença aberta. Com isso, vários desenvolvedores podem contribuir para o sistema. Empresas como a Linaro e até fabricantes como a Intel ajudam a Google a desenvolver o código do sistema. Elas contribuem para que o Android tire melhor proveito das novas tecnologias e tenha acesso aos recursos implementados no kernel do Linux. Desenvolvedor independente também pode contribuir e fazer suas próprias alterações criando assim ROMs, kernels, MODs, entre outras coisas.
Variedade de dispositivos pelo fato de o Android ser adotado por uma grande quantidade de fabricantes como Samsung, Sony, Motorola, HTC, etc, isso torna a sua presença no mercado ainda mais rica em termos de hardware. Você pode escolher desde smartphones com tela pequenas a phablets e tablets com telas grandes. Variando entre hardwares simples a hardwares poderosos com recursos inovadores. Sem falar na gama de preço que vão desde modelos por R$ 300 a modelos de até quase 3 mil. Talvez esse seja o fator dominante que tornou o sistema tão popular.

Como funciona o Reset do Android ?
Se for formatar, um aviso: Caso decida por formatar o seu smartphone, há sempre alguns detalhes que são muitos importantes seguir. Primeiramente, jamais faça isso sem fazer uma cópia dos seus arquivos pessoais para evitar perdas de informações. Além disso, instale apenas o necessário após a formatação para evitar sobrecarga ou volta de antigos problemas ao smartphones.

É necessário ter no mínimo 50% de bateria, para que não corra riso de desliga no meio do processo.
1- Processo manual dos Smartphones da Samsung- Botão volume para cima, menu e power juntos.
Assim que vibrar e mostrar a marca da Samsung você pode soltar, ele vai indicar que está indo para o modo recovery, chegando nesse modo você vai para a Apdate factory, seleciona com o botão power e vamos até yes (Delete a user data).

2- Processo manual dos Smartphones de outras marcas- Acesse as configurações do seu dispositivos e siga para ?Sistema?.
Nos ajustes de sistema, prossiga para ?Redefinir?. Em seguida selecione ?Configuração original?. O sistema indicará quantas contas e serviços serão removidos do aparelho.
Para concluir a restauração, desça até o último item da lista e pressione a opção ?Redefinir telefone?. Assim como explicar o próprio sistema, está ação apagará todos os dados salvos no aparelho- Incluindo fotos e músicas, se houver. Após iniciar a restauração, aguarde alguns minutos até que o Smartphone conclua o processo. Neste momento, não remova a bateria ou tente desligar o aparelho.

Por que devemos formatar os Smartphones?
A lentidão dos smartphones são, normalmente, um dos primeiros sinais de que algo não está certo. Se o seu aparelho estiver demorando muito para abrir um aplicativo ou ligar ou ligar, busque primeiro investigar o que pode estar acontecendo.
A bateria é um dos primeiros componentes e dar sinal quando algo está errado com a saúde o telefone. Se o seu telefone estiver descarregando muito rápido, investigue o que está drenando os componentes nas configurações relacionadas do Android ou IOS. Se for um aplicativo, desinstale e veja se algo mudará. Caso seja um recurso do próprio sistema, como WI-FI ou um app nativo, é possível que a formatação seja necessária. Se o celular estiver desligando inesperadamente, investigue se algo acontece antes de o telefone apagar. Se este for o caso, a formatação pode ser necessária. Do contrário, é possível que seja um problema físico da bateria, o que demandaria a substituição do componente.

IOS
Steve Jobs, CEO da Apple, deixou um legado tecnológico de mais de milhões de aficionados pelos dispositivos da empresa. Isso só foi possível graças a novidades revolucionárias que criaram o sistema operacional hoje mundialmente conhecido como iOS, baseado em uma só máxima: o funcionamento. De uma plataforma que começou semelhante a um computador para uma referência no quesito tecnologia de ponta, saiba qual é a história completa do iOS, que já está em sua versão 12.1.4.

Vantagens do IOS
Ele conversa com o Mac, o iphone e o mac são produtos da apple e oferecem conectividade direta, facilitado o uso diário. Para começar, existe a sincronização do Itunes via WI-FI, que permite ouvir suas playlist de forma mais prática no computador ou celular.
A Apple atualiza o software mesmo para aparelhos antigos as atualizações de softwares são anuais e trazem mudanças de layout, ajustes de segurança entre outras novidades. Uma das vantagens de ter um iPhone é que muitos anos depois o smartphone continua recebendo os updates da mesma forma que os modelos mais recentes. Por exemplo: o sistema operacional mais recente, iOS 9, foi liberado, ainda em versão beta, até mesmo para quem tem o iPhone 4S, que foi lançado em 2011.
A interface é linda Para quem é apaixonado pelo seu iPhone, a interface é a mais bonita de todas. Ela é pensada na usabilidade diária, com ações intuitivas e visual "clean". Os botões adquirem formatos semelhantes e a Apple está investindo na aplicação de novas cores na plataforma móvel. Em ?Ajustes? o usuário acessa boa parte das configurações do aparelho, o que permite alterar notificações, personalizar a tela, acessar conectividade etc.

Como restaurar o IOS
Pelo aparelho
Na tela do seu parelho clique no menu ajustes.
No menu ajustes clique em geral.
Em geral, role a barra até embaixo e clique em redefinir.
Em redefinir clique em ?Apagar todo conteúdo e ajustes?.
Será solicitada sua senha e seu iphone terá sido apagado.

Pelo Itunes
Basta conectar seu iphone ou ipad no seu computador utilizando de seu capo USB.
Caso o Itunes não abra automaticamente, localize o Itunes em eu computador e abra-o.
Clique sobre o seu aparelho iphone ou ipad.
Agora basta clicar em ?Restaurar Iphone?.
Pronto ! Seu iphone ou Ipad foi formatado e voltou a suas configurações originais de fábrica.

Matheus Souza Santos Serafim - 17/03/2019